STM - VOZES DA DEFESA

A COLLECTA concebeu e produziu para o Superior Tribunal Militar (STM), em parceria com o Instituto dos Advogados Brasileiros e a Ordem dos Advogados do Brasil, a exposição “Vozes da Defesa”, apresentada em 2015 na sede do STM, em Brasília.

   
         
   

O Projeto Vozes da Defesa foi desenvolvido para destacar a atuação de grandes advogados brasileiros que, durante o regime militar, defenderam militares e civis na tribuna do Superior Tribunal Militar, foi realizada a digitalização e organização das defesas orais feitas pelos mais renomados juristas brasileiros na época.



Na exposição o visitante tinha acesso a uma sala ambientada com elementos do Plenário do STM em sua antiga sede, no Rio de Janeiro, onde poderá ouvir dez áudios históricos que registram as sustentações orais dos seguintes defensores: Sobral Pinto, Lino Machado Filho, Heleno Fragoso, Augusto Sussekind de Moraes Rego, José Luiz Clerot, Elizabeth Martins Souto, Nélio Machado, Luiz Eduardo Greenhalgh, Arnaldo Malheiros Filho e Técio Lins e Silva.



Todas as sustentações dizem respeito a processos que compreendem o período de 1976 a 1980 e que foram julgados com base na Lei de Segurança Nacional (DL 898/1969). Dentre os crimes estão a participação em organização subversiva; a ofensa à honra ou à dignidade do presidente ou vice-Presidente da República; a formação ou filiação à associação que exerça atividades prejudiciais ou perigosas à segurança nacional; e a reorganização de partido político ou associação dissolvidos por força de disposição legal.

 
         
   





Rua das Laranjeiras, 550 - Conj. 1403 - Laranjeiras / Cosme Velho - CEP.: 22240-006 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

tel.: (21) 2556-9494 / (21) 2265-3724 / (11) 2626-1404