MEMORIAL JK - MODERNIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE

A COLLECTA desenvolveu e executou o projeto “Memorial JK – Modernização e Acessibilidade” – Pronac 130571 – Governo Federal, Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Patrocínio: Eletrobras e Furnas.

A instituição, inaugurada em 1981 por Dona Sarah Kubitschek, viúva de JK, passou em 2016 por grande modernização contando com novas tecnologias e disponibilização de novos conteúdos.

Também foi executado um abrangente projeto de acessibilidade, para que o conteúdo de todas as áreas do Memorial JK seja amplamente disponível também para pessoas com deficiência visual, auditiva e motora, como poucos museus no mundo. Os recursos utilizados foram: vídeos acessíveis com legendas, intérprete de Libras e audiodescrição; textos em Braille nos folders, placas de ambiente e legendas de fotografias; maquetes e mapas táteis, piso de alerta tátil e mobiliário com altura compatível para cadeirantes. Toda a equipe de monitores e atendentes do Memorial JK recebeu capacitação.

O projeto de Acessibilidade do Memorial JK desenvolvido pela COLLECTA teve apoio e orientações das Comissões de Acessibilidade do Instituto Benjamin Constant – IBC, do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto - ACERP, entidades do Ministério da Educação.

Novos conteúdos para um novo Memorial JK, distribuídos por todo o espaço expositivo:

MAQUETE E MAPAS TÁTEIS
Maquete e mapas táteis do Memorial JK, que reproduzem com perfeição a construção de Oscar Niemeyer e o espaço expositivo do térreo e andar superior, desenvolvidos para a compreensão do espaço pelos visitantes, possibilitando sua manipulação pela pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.
   

CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA - Hall
Vídeo tridimensional da Construção de Brasília mostrando o planalto central através do tempo a partir do traçado urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, até os dias atuais, da capital do país.



JK HOLOGRÁFICO – Sala de Metas
JK holográfico, em tamanho real, recebendo os visitantes e explicando pessoalmente seu Plano de Metas, que possibilitou realizar “50 anos em 5”, como diz o slogan de seu mandato de Presidente da República; e vídeos que ilustram com imagens históricas cada um dos grupos de 5 metas e mais a meta síntese; Desafio JK, jogo estilo quiz para os visitantes testarem seus conhecimentos sobre o Plano de Metas.

   

BIBLIOTECA PARTICULAR DE JK
Vídeo sobre a Biblioteca Particular de JK, mostrando a remontagem da Biblioteca do presidente, o local onde JK trabalhava, seu lado intelectual, mostrando também os livros que escreveu, que utilizou para estudo da Medicina e as demais obras literárias de seu acervo.


D. SARAH KUBITSCHEK – Gabinete D.Sarah
Vídeo sobre D. Sarah Kubitschek, primeira-dama que desenvolveu um trabalho importantíssimo de assistência social e de saúde, com a criação das Pioneiras Sociais e a criação do Memorial JK.


JK E SEU TEMPO – Andar Superior
Vídeowall com o vídeo JK e Seu Tempo, abrangendo as mudanças que o Brasil passou durante os anos JK. O vídeo propõe uma viagem no tempo, no Brasil dos anos 1950-1960, para que mergulhe na vida cultural, artística e esportiva da época, conhecido como anos dourados no Brasil.


A MODA E OS ANOS JK – Andar Superior
Vídeo sobre A Moda e os Anos JK que mostrará, através do acervo de vestimentas (roupas e acessórios), a moda e o estilo elegante de se vestir de JK, Dona Sarah e filhas, através dos anos 1950, 1960 e 1970.


VIDA POLÍTICA – Andar Superior
Vídeo sobre a Vida Política de JK, como Deputado, Prefeito de Belo Horizonte, Governador de Minas Gerais e Senador da República, mostrando sua competência política em diversas esferas.


CONDECORAÇÕES – Andar Superior
Vídeo sobre Condecorações projetado em TV OLED de fundo transparente que, ao mesmo tempo que é projetada, permite a visão das medalhas originais de JK recebidas durante sua vida e após seu falecimento. Também foi feita um impressora 3D a reprodução fiel de uma das medalhas recebidas por JK para que possa ser manipulada pelos visitantes, especialmente os com deficiência visual.

   


FOLDERS, PLACAS E PRANCHAS
Material textual de apoio foi transcrito para Braille e disponibilizado em folders, placas de legendas e pranchas com descritivo de ambientes.


   

Inauguração: setembro de 2016





FICHA TÉCNICA:

COLLECTA RIO ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA.

COORDENAÇÃO GERAL, CURADORIA E PROJETO EXPOGRÁFICO
Auta Rojas Barreto

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Rodolfo Abreu

PESQUISA E EDIÇÃO DE IMAGENS
Maria Inês Alves de Souza, Elizabet Maria Ramos de Carvalho, Patricia Carvalho, Vitor Pereira, Victor Serpa e Nicolas Pazos

PROJETO ARQUITETÔNICO
Cité Arquitetura: Celso Rayol, Fernando Costa e André Caterina

COORDENAÇÃO EDUCATIVA
Lusimar Andrade

PROJETO INSTITUCIONAL E SUPERVISÃO
José Carlos Barboza de Oliveira

PROJETO DE ACESSIBILIDADE
Auta Rojas Barreto e Lusimar Andrade

MAQUETE E MAPAS TÁTEIS
Flávio Papi

FILMES E MULTIMÍDIA
Unloop Filmes e Alyce Mundo Interativo

Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto – ACERP
Diretora Geral: Mônica Gardelli Franco
Diretor de Tecnologia, Operações e Inovação: Caio Leboutte
Diretora de Administração e Finanças: Luciana BrandãoDiretor de Conteúdos Educacionais e Relações Institucionais: Thiago Thobias


APOIO EM ACESSIBILIDADE

Instituto Benjamin Constant – IBC
Maria da Glória Almeida, Luciana Maria Santos de Arruda, Ana Lúcia Stern e Francisco de Souza

Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES
Marcelo Ferreira Vasconcelos Cavalcanti





Rua das Laranjeiras, 550 - Conj. 1403 - Laranjeiras / Cosme Velho - CEP.: 22240-006 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

tel.: (21) 2556-9494 / (21) 2265-3724 / (11) 2626-1404