JK e o Brasil Campeão

Vigésimo primeiro Presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek é reconhecido como responsável por um dos períodos mais férteis da história do país. Um tempo de desenvolvimento e grandes transformações, com a construção de Brasília − a nova capital federal −, com o surgimento da indústria automobilística e com a construção de estradas e grandes hidrelétricas. A Era JK, como ficou conhecida, também foi muito rica em cultura, com o surgimento da Bossa Nova, do Cinema Novo e da arquitetura moderna. O desenvolvimento do Brasil era evidente e o povo, reconhecendo a competência de JK, vivia um clima de euforia e entusiasmo, creditando ao presidente a fama de “pé quente”ou “midas brasileiro” por suas comprovadas realizações.

Confirmando esta fama, em 1958 durante o mandato de JK, o Brasil conquista na Suécia seu primeiro campeonato mundial de futebol. A alegria do povo se completa e o país é tomado por um sentimento de felicidade extrema. A vitória no esporte em cenário mundial somada às realizações do governo de Juscelino Kubitschek faz o orgulho nacional atingir níveis máximos.

   

Para celebrar os 55 anos do primeiro título mundial de futebol do Brasil, o Memorial JK montou a Exposição JK e o Brasil Campeão. Uma mostra rica e interativa que reúne matérias de jornais e revistas, vídeos, programas de rádio e objetos que retratam a emoção do país com a conquista da sua primeira Copa do Mundo. Réplicas de medalhas e da própria Taça Jules Rimet e uma enorme mesa digital, interativa e multitouch, completam a exposição.







Rua das Laranjeiras, 550 - Conj. 1403 - Laranjeiras / Cosme Velho - CEP.: 22240-006 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

tel.: (21) 2556-9494 / (21) 2265-3724 / (11) 2626-1404