AUTA ROJAS BARRETO

Museóloga com mestrado em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial. Atuou como consultora internacional para a UNESCO, Banco Mundial, Banco Interamericano, PNDU e OEA em projetos de gestão do conhecimento e pela KPMG em Moçambique para a elaboração do Plano Nacional de Arquivos do país.

Responsável pela criação de Museus e Centros Culturais como “Museu do Coração” para a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC; “Memorial da Pediatria Brasileira” para a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, “Museu da Academia Nacional de Medicina” – ANM, “Museu Rodoviário” para o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – DNER, “Museu do Clube de Engenharia” para o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Curadora e museóloga responsável por diversas exposições montadas nos mais importantes espaços culturais do Brasil como “JK e o Brasil Campeão” (2014-2013 – Memorial JK, Brasília); “JK 111 anos – Criação de Brasília” (2013 – Memorial JK, Brasília); “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito” (2010 – Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro; 2011 – Caixa Cultural, São Paulo); “Museu do Coração” (2006 – Centro de Convenções, Porto Alegre; 2008 – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; 2009 – Centro de Convenções, Salvador). Pela Collecta, montou três exposições durante a Eco92 no Museu Histórico Nacional, no Museu da República e Estande da SOS Mata Atlântica, com apoio da Smithsonian Instituon. Em experiências profissionais anteriores ocupou cargos como Diretora Técnica da Casa de Rui Barbosa, chefe do Departamento de Documentação e Pesquisa da Editora Abril, chefe da Seção de Planejamento do Museu Histórico Nacional, chefe da Assessoria Filatélica da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT. Responsável pela reorganização, tratamento técnico e mudança de mídia de todo o acervo do Memorial JK.



José Carlos Barbosa

Engenheiro com especialização em Desenvolvimento e Execução de Projetos Culturais, entre eles: Criação da Fundação Roberto Marinho – FRM, tendo sido seu diretor por 10 anos. Elaboração dos Projetos de Incentivos Fiscais e Coordenação da Elaboração dos Projetos de Restauração e Adaptação do Prédio do Antigo Museu Real (1816) e posteriormente Arquivo Nacional (1905) para servir de sede para o Museu e Centro Cultural da Casa da Moeda do Brasil (IHL) (Obras em andamento), do Edifício do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para abrigar o Centro Cultural da Justiça Federal (Obras em andamento) (IHL), do Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA – (Rioplan Ltda), do Centro de Documentação e Museu da Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA – (Rioplan Ltda).

Destaca-se: Elaboração de Projeto de Incentivos Fiscais e Coordenação Geral da Execução do Projeto “Acervos Bibliográfico, Documental e Museográfico - Conservação, Preservação e Democratização de Acesso” do Memorial JK – Brasília, além de mais de 20 projetos relativos a edifícios históricos tombados pelo Iphan.



ELIZABET DE CARVALHO

Bibliotecária e Arquivista, Analista de Informação especializada em pesquisa de conteúdo histórico e científico, voltado para atividades culturais, arquivos e museus. Gerente do escritório regional da IFLA-LAC (International Federation of Library Associations and Institutions) para América Latina e Caribe. Responsável pela montagem de exposições em bibliotecas públicas e instituições como “JK e o Brasil Campeão” (2014-2013 – Memorial JK, Brasília); “JK 111 anos – Criação de Brasília” (2013 – Memorial JK, Brasília). Atuou como coordenador no projeto de higienização, tratamento técnico, digitalização e automação dos acervos textuais e iconográficos do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, Rio de Janeiro 2013-2014.



RODOLFO ABREU

Jornalista especializado em comunicação e produção cultural. Participou da concepção e produção de diversas exposições como “JK e o Brasil Campeão” (2014-2013 – Memorial JK, Brasília); “JK 111 anos – Criação de Brasília” (2013 – Memorial JK, Brasília); “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito” (2010 – Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro; 2011 – Caixa Cultural, São Paulo); “Museu do Coração” (2006 – Centro de Convenções, Porto Alegre; 2008 – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; 2009 – Centro de Convenções, Salvador). Atuou como coordenador no projeto de higienização, tratamento técnico, digitalização e automação dos acervos textuais e iconográficos do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, Rio de Janeiro 2013-2014; e participou da reorganização, tratamento técnico e automação do acervo do Memorial JK, Brasília 2011-2013.



LUZIMAR ANDRADE

Educadora especializada em projetos educativos aplicados a exposições culturais e científicas. Realiza planejamento geral para treinamento e capacitação de monitores e arte-educadores para exposições em museus e centros culturais. Responsável pela Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense – UFF. Elaborou projetos educativos para exposições como “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito” (2010 – Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro; 2011 – Caixa Cultural, São Paulo) e para as exposições anuais realizadas pelo Museu do Coração em diversas cidades.



Rua das Laranjeiras, 550 - Conj. 1403 - Laranjeiras / Cosme Velho - CEP.: 22240-006 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

tel.: (21) 2556-9494 / (21) 2265-3724 / (11) 2626-1404